Santuário de Ribamar realiza abertura do Ano Missionário

O novenário de março, primeira festa do Padroeiro no ano, teve sua abertura nesta terça-feira (10) em conjunto com o tema da Campanha da Fraternidade 2020 e com o Ano Missionário Arquidiocesano. Com o tema “São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão”, e lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. São José, provedor do lar de Nazaré, em suas virtudes, é inspiração na defesa da vida plena como dom de Deus e compromisso do cristão em missão.

A programação do novenário 2020 começou cedo ás 06 da manhã com missa no Santuário, ás 15h ocorreu a tradicional Missa da Saúde celebrada por padre Cláudio Roberto, Reitor do Santuário. Padre Cláudio exaltou a solenidade como grandioso momento de fé e evangelização, afirmando: ”Este mês de março celebramos São José, Padroeiro da Igreja no mundo inteiro e que por nós maranhenses carinhosamente chamado de São José de Ribamar. Nós acolhemos os fiéis com o espírito de muita alegria. É momento de casa aberta para paroquianos, devotos (as) e para todos”, disse.

Seguindo a programação, ás 16h ocorreu a abertura Paroquial do Ano Missionário ao comando do padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do Santuário. Ás 16h30 padre Guto norteou a procissão no seu ponto de partida na Praça do Cruzeiro, com chegada ao Santuário onde celebrou santa missa de abertura ao Ano Missionário ás 17h.

Rita Gaioso, professora aposentada e moradora do bairro Lima Verde em Paço do Lumiar, se diz uma devota assídua por São José de Ribamar por mais de 20 anos e ressalta, “Tenho um prazer muito grande de participar da novena. É assim que vou ganhando força que ajuda a sustentar a minha fé”, afirmou.

Programação

Segunda: 17h e 19h

Terça e sábado: 6h, 15h, 17h e 19h

Quarta e sexta: 6h, 17h e 19h

Domingo: 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h,17h e 19h

Quermesse: todos os dias, às 20h30

Dia 19 (quinta-feira): 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h, 15h,16h (procissão), 17h30

Ano Missionário

O ano missionário é fruto do Plano de Pastoral elaborado em 2016, durante a edição 26 da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que dentre as principais determinações, definiu o despertar missionário para 2020. Passo definidor para a proclamação do estado permanente de missão.

A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realiza-se anualmente. Nela se avalia a caminhada pastoral da arquidiocese. A cada quatro anos, coincidindo com a publicação das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, essa avaliação ganha uma intensidade especial. Trata-se de redigir, a partir das novas Diretrizes, um plano de pastoral para o quadriênio seguinte.

Dia 19 de março, dia de São José

Em 1621 o Papa Gregório XV oficializa e dedica o dia 19 de março à São José e, em 1642, o Papa Urbano VIII, por sua vez, confirma as comemorações. Foi declarado Patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1870 e sua festa solene celebrada anualmente neste dia. Reconhecido pela Igreja como patrono universal, São José é lembrado como modelo de justiça e fidelidade aos planos de Deus; ainda, é considerado patrono da boa morte, isto, pois, teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora.

Encerramento do novenário 2019

A festa se estende até a quinta-feira, 19, quando a Igreja celebra a solenidade de São José como padroeiro universal. Para o encerramento está prevista a programação de missas às 6h, 8h30, 11h, 15h, 16h (procissão de encerramento) e 17h30, missa na Praça do Santuário que marca oficialmente o encerramento do novenário 2020.

*Por Marcos Andrey Costa | Santuário de São José de Ribamar

Sobre Redação Educadora

Verifique também

UFMA abre inscrições de seletivo para professor substituto

As inscrições do processo seletivo para professor substituto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) começam …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x