sábado , 4 abril 2020
Home / Sem categoria / Santuário de Ribamar realiza abertura do Ano Missionário

Santuário de Ribamar realiza abertura do Ano Missionário

O novenário de março, primeira festa do Padroeiro no ano, teve sua abertura nesta terça-feira (10) em conjunto com o tema da Campanha da Fraternidade 2020 e com o Ano Missionário Arquidiocesano. Com o tema “São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão”, e lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. São José, provedor do lar de Nazaré, em suas virtudes, é inspiração na defesa da vida plena como dom de Deus e compromisso do cristão em missão.

A programação do novenário 2020 começou cedo ás 06 da manhã com missa no Santuário, ás 15h ocorreu a tradicional Missa da Saúde celebrada por padre Cláudio Roberto, Reitor do Santuário. Padre Cláudio exaltou a solenidade como grandioso momento de fé e evangelização, afirmando: ”Este mês de março celebramos São José, Padroeiro da Igreja no mundo inteiro e que por nós maranhenses carinhosamente chamado de São José de Ribamar. Nós acolhemos os fiéis com o espírito de muita alegria. É momento de casa aberta para paroquianos, devotos (as) e para todos”, disse.

Seguindo a programação, ás 16h ocorreu a abertura Paroquial do Ano Missionário ao comando do padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do Santuário. Ás 16h30 padre Guto norteou a procissão no seu ponto de partida na Praça do Cruzeiro, com chegada ao Santuário onde celebrou santa missa de abertura ao Ano Missionário ás 17h.

Rita Gaioso, professora aposentada e moradora do bairro Lima Verde em Paço do Lumiar, se diz uma devota assídua por São José de Ribamar por mais de 20 anos e ressalta, “Tenho um prazer muito grande de participar da novena. É assim que vou ganhando força que ajuda a sustentar a minha fé”, afirmou.

Programação

Segunda: 17h e 19h

Terça e sábado: 6h, 15h, 17h e 19h

Quarta e sexta: 6h, 17h e 19h

Domingo: 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h,17h e 19h

Quermesse: todos os dias, às 20h30

Dia 19 (quinta-feira): 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h, 15h,16h (procissão), 17h30

Ano Missionário

O ano missionário é fruto do Plano de Pastoral elaborado em 2016, durante a edição 26 da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que dentre as principais determinações, definiu o despertar missionário para 2020. Passo definidor para a proclamação do estado permanente de missão.

A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realiza-se anualmente. Nela se avalia a caminhada pastoral da arquidiocese. A cada quatro anos, coincidindo com a publicação das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, essa avaliação ganha uma intensidade especial. Trata-se de redigir, a partir das novas Diretrizes, um plano de pastoral para o quadriênio seguinte.

Dia 19 de março, dia de São José

Em 1621 o Papa Gregório XV oficializa e dedica o dia 19 de março à São José e, em 1642, o Papa Urbano VIII, por sua vez, confirma as comemorações. Foi declarado Patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1870 e sua festa solene celebrada anualmente neste dia. Reconhecido pela Igreja como patrono universal, São José é lembrado como modelo de justiça e fidelidade aos planos de Deus; ainda, é considerado patrono da boa morte, isto, pois, teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora.

Encerramento do novenário 2019

A festa se estende até a quinta-feira, 19, quando a Igreja celebra a solenidade de São José como padroeiro universal. Para o encerramento está prevista a programação de missas às 6h, 8h30, 11h, 15h, 16h (procissão de encerramento) e 17h30, missa na Praça do Santuário que marca oficialmente o encerramento do novenário 2020.

*Por Marcos Andrey Costa | Santuário de São José de Ribamar

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Presidente do Regional Ne 5 divulga carta ao povo de Deus no Maranhão

Na manhã desta segunda-feira (30), o presidente do Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira, bispo …

Deixe uma resposta