Santuário altera programação do Novenário de São José devido pandemia do coronavírus

A Reitoria do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar, em comunhão com Arquidiocese de São Luís do Maranhão, vem a público informar que, devido a pandemia mundial do Coronavírus, a programação da festa de são José de Ribamar, de quinta-feira, dia 19/03/2020, foi alterada conforme abaixo:

1 – Por causa do número avantajado de fiéis, no dia 19/03, nenhuma das missas acontecerá dentro do confinamento da igreja santuário. Todas as missas serão campais, na praça; os assentos serão individuais e terão a distância de 1,5m entre si sob todos os ângulos que os separam. As pessoas que participarão de pé das celebrações devem guardar o espaço, no mínimo, de 1m de segurança entre si.

2 – As missas serão mais breves e haverá um maior número de celebrações, para diminuir a concentração de pessoas em cada missa. Após cada celebração, as pessoas que já tiverem participado da santa missa, se dispersarão. Respeitando-se o exposto no número 01 desta nota, as missas acontecerão nos seguintes horários: 06h, 07h, 08h, 09h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h.

3 – Os batizados, por acontecerem com número menor e restrito de pessoas, de no máximo 50 pessoas, dentro de um espaço que comporta mais de 500 pessoas, poderão, se oportuno for, acontecer no interior da igreja, às 10h, respeitando-se sempre a distância de segurança de 1,5m entre as pessoas.

4 – Ficam cancelados o abraço da paz, o aperto de mãos, as confissões pessoais (auriculares) e a procissão de encerramento, para que se evite, o máximo possível, o contato físico entre as pessoas. Toda a programação dar-se-á em lugar aberto. E pede-se às pessoas que participarão de pé que mantenham a distância de segurança entre si de, no mínimo, 1m (um metro).

5 – A absolvição com valor de confissão ou perdão dos pecados será dada pelo celebrante principal após o ato penitencial de cada missa.

6 – A imagem peregrina de são José de Ribamar ficará exposta na praça da matriz, desde às 05h40 da manhã até o anoitecer, em lugar alto, ladeada por barreiras, para a vista e a veneração dos fiéis. Mas fica proibido o toque e o beijo da imagem.

7 – Às 16h e 17h, em substituição à procissão de encerramento, a imagem peregrina de são José de Ribamar, será solenemente apresentada aos fiéis, em lugar alto, evitando-se o toque físico, para aclamação, veneração e canto solene da bênção do padroeiro, seguido de Santa missa.

8 – A igreja matriz, santuário de são José de Ribamar, permanecerá aberta durante todo o dia para a visita dos fiéis. Mas, com excessão dos batismos que acontecem com pequeno número de pessoas, e respeitando-se a distância de segurança entre os fiéis, nenhuma outra concentração acontecerá em seu interior.

Contamos com a acolhida e a compreensão de todos os fiéis, paroquianos, devotos e autoridades.

Pe. Cláudio Roberto S. Cruz
Pároco Solidário
Reitor do Santuário arquidiocesano SJR

Pe. Gutemberg de S. Feitosa
Pároco Solidário
Vice-reitor do Santuário arquidiocesano SJR

Pe. Irailson D. Barbosa
Pároco Solidário de SJR

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Poder Judiciário Corregedoria Mídias Notícias Judiciário condena Caema por vazamentos de esgotos na Península da Ponta D’Areia

Sentença do juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x