Sou Católico: leitura fundamental para a vivência do Ano Missionário e da fé católica

Para o Ano Missionário de 2020, a Arquidiocese de São Luís convida todas as comunidades, famílias e católicos em geral a adquirir e estudar a publicação da conferência Nacional dos Bispos do Brasil: “Sou Católico, vivo minha fé”. Trata-se de um valioso subsídio teológico que, em linguagem acessível, apresenta um resumo consistente da doutrina da nossa Igreja Católica. O livro é de autoria da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da CNBB, por conseguinte, tem plena aprovação do Vaticano. Para este Ano Missionário foram confeccionados exemplares especiais, com revisão e ampliação recente e com páginas extras trazendo um pouco da história e da organização de nossa Arquidiocese.

Este livro constitui-se em valioso presente a ser ofertado aos familiares, amigos, afilhados e conhecidos católicos. Mesmo os não católicos podem, ao ler essa obra conhecer melhor a fé da Igreja Católica. O livro está sendo vendido a preço bem acessível na Cúria Arquidiocesana, ao lado da Igreja da Sé, e nas secretarias paroquiais.

Para este Ano Missionário, em minha coluna #reverberar, no Jornal do Maranhão, na Rádio Educadora 560AM, e em minha página eletrônica reverberarvida.blogspot.com, vou me dedicar a tratar sobre alguns capítulos deste livro, com o objetivo de ajudar e guiar você, católico da nossa Arquidiocese, para uma leitura mais proveitosa da obra “Sou Católico, vivo minha fé”. Para esta edição, sigo apresentando a referida obra, que está dividida da forma a seguir:

1- Breve histórico e organização da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Assinados por nossos bispos, dom José Belisário e dom Esmeraldo Barreto;

2- Apresentação da obra. Feita pelo arcebispo de Mariana e então presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha;

3- Introdução. Nesta seção se ensina que o católico crê na Santíssima Trindade. Que o católico alimenta a sua fé na fonte da divina revelação (Bíblia, Tradição) e está fé é esclarecida pelo Magistério do Igreja. Que católico vive sua fé na Igreja, sendo discípulo-missionário de Jesus, em observância ao Evangelho. Que ser católico saber que a fé é dom de Deus e que deve ser vivida de forma testemunhal no cotidiano da vida.

4- Capítulo I: A Revelação de Deus. Ensina que Deus quer a felicidade para o ser humano. Que Deus vem ao nosso encontro e se revela na Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja. Que o Magistério está a serviço da revelação divina.

5- Capítulo II: Nossa Fé Católica. Apresenta o Senhor Jesus (Pessoa, Evangelho, Reino, Messias, Mistério, Trindade Santa). Apresenta a Igreja Católica (origem, significado, finalidade missionária, Maria, mãe dos cristãos católicos, busca constante de comunhão e unidade). Apresenta o ser humano (importância, dignidade, chamado a comunhão com Deus e com os irmãos, destino final: vida eterna).

6- Capítulo III: A Celebração do Mistério Pascal de Cristo. Ensina que a celebração da fé cristã é obra de Cristo e de sua Igreja. Liturgia (importância, ministérios, expressões, ritmo do tempo, conteúdos…); Sacramentos (dons de Cristo para sua Igreja, significados, ação santificadora do Espírito Santo; vida cristã animada pelos sacramentos…).

7- Capítulo IV: A Vida Nova em Cristo. Ensina que a identidade do católico pe viver em Cristo, por conseguinte, possuir uma existência em que as escolhas de vida, as decisões ético-morais, os relacionamentos humanos sejam impactados pela experiência forte de conhecer-amar-seguir Jesus. Além disso, explica a doutrina da Igreja sobre moral, pecado, testemunho cristão, amor e sexualidade cristãos.

8- Capítulo V: Esclarecimentos sobre alguns pontos da Fé Católica. Neste capítulo são dados ricos esclarecimentos sobre elementos de nossa fé que são alvos constantes de confusão e discussão por parte de integrantes de outras denominações religiosas. São elencados 25 temas que deixarão o católico mais apto a conhecer e, por conseguinte, apresentar a fé da Igreja. Alguns temas tratados: veneração a Virgem Maria e aos santos, veneração de imagens, importância do papa, doutrina do purgatório, porque a reencarnação é incompatível com a fé da Igreja Católica, ecumenismo, a santificação do domingo, diferença da bíblia católica para outras bíblias, os mandamentos da Igreja…

9- Capítulo VI: A Oração do Católico. Trata-se de um breve compêndio das principais orações de nossa Igreja e seus significados.

Sugiro que, além da obra Sou Católico, você adquira uma Bíblia Católica e um Catecismo da Igreja Católica. São os três livros que todo católico deve ter, ler e praticar.

A você meu abraço, a você minha bênção!

Padre Gutemberg Feitosa

Vice-reitor do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar | Jornalista
*Publicado originalmente no Jornal do Maranhão, impresso da Arquidiocese,  edição 123, de janeiro de 2020.

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Estado do Maranhão é condenado a reformar pontes da Avenida Ferreira Gullar

O Tribunal de Justiça do Maranhão condenou o Estado do Maranhão a reformar as pontes …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x