sexta-feira , 15 janeiro 2021

Sou Católico: leitura fundamental para a vivência do Ano Missionário e da fé católica

Para o Ano Missionário de 2020, a Arquidiocese de São Luís convida todas as comunidades, famílias e católicos em geral a adquirir e estudar a publicação da conferência Nacional dos Bispos do Brasil: “Sou Católico, vivo minha fé”. Trata-se de um valioso subsídio teológico que, em linguagem acessível, apresenta um resumo consistente da doutrina da nossa Igreja Católica. O livro é de autoria da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da CNBB, por conseguinte, tem plena aprovação do Vaticano. Para este Ano Missionário foram confeccionados exemplares especiais, com revisão e ampliação recente e com páginas extras trazendo um pouco da história e da organização de nossa Arquidiocese.

Este livro constitui-se em valioso presente a ser ofertado aos familiares, amigos, afilhados e conhecidos católicos. Mesmo os não católicos podem, ao ler essa obra conhecer melhor a fé da Igreja Católica. O livro está sendo vendido a preço bem acessível na Cúria Arquidiocesana, ao lado da Igreja da Sé, e nas secretarias paroquiais.

Para este Ano Missionário, em minha coluna #reverberar, no Jornal do Maranhão, na Rádio Educadora 560AM, e em minha página eletrônica reverberarvida.blogspot.com, vou me dedicar a tratar sobre alguns capítulos deste livro, com o objetivo de ajudar e guiar você, católico da nossa Arquidiocese, para uma leitura mais proveitosa da obra “Sou Católico, vivo minha fé”. Para esta edição, sigo apresentando a referida obra, que está dividida da forma a seguir:

1- Breve histórico e organização da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Assinados por nossos bispos, dom José Belisário e dom Esmeraldo Barreto;

2- Apresentação da obra. Feita pelo arcebispo de Mariana e então presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha;

3- Introdução. Nesta seção se ensina que o católico crê na Santíssima Trindade. Que o católico alimenta a sua fé na fonte da divina revelação (Bíblia, Tradição) e está fé é esclarecida pelo Magistério do Igreja. Que católico vive sua fé na Igreja, sendo discípulo-missionário de Jesus, em observância ao Evangelho. Que ser católico saber que a fé é dom de Deus e que deve ser vivida de forma testemunhal no cotidiano da vida.

4- Capítulo I: A Revelação de Deus. Ensina que Deus quer a felicidade para o ser humano. Que Deus vem ao nosso encontro e se revela na Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja. Que o Magistério está a serviço da revelação divina.

5- Capítulo II: Nossa Fé Católica. Apresenta o Senhor Jesus (Pessoa, Evangelho, Reino, Messias, Mistério, Trindade Santa). Apresenta a Igreja Católica (origem, significado, finalidade missionária, Maria, mãe dos cristãos católicos, busca constante de comunhão e unidade). Apresenta o ser humano (importância, dignidade, chamado a comunhão com Deus e com os irmãos, destino final: vida eterna).

6- Capítulo III: A Celebração do Mistério Pascal de Cristo. Ensina que a celebração da fé cristã é obra de Cristo e de sua Igreja. Liturgia (importância, ministérios, expressões, ritmo do tempo, conteúdos…); Sacramentos (dons de Cristo para sua Igreja, significados, ação santificadora do Espírito Santo; vida cristã animada pelos sacramentos…).

7- Capítulo IV: A Vida Nova em Cristo. Ensina que a identidade do católico pe viver em Cristo, por conseguinte, possuir uma existência em que as escolhas de vida, as decisões ético-morais, os relacionamentos humanos sejam impactados pela experiência forte de conhecer-amar-seguir Jesus. Além disso, explica a doutrina da Igreja sobre moral, pecado, testemunho cristão, amor e sexualidade cristãos.

8- Capítulo V: Esclarecimentos sobre alguns pontos da Fé Católica. Neste capítulo são dados ricos esclarecimentos sobre elementos de nossa fé que são alvos constantes de confusão e discussão por parte de integrantes de outras denominações religiosas. São elencados 25 temas que deixarão o católico mais apto a conhecer e, por conseguinte, apresentar a fé da Igreja. Alguns temas tratados: veneração a Virgem Maria e aos santos, veneração de imagens, importância do papa, doutrina do purgatório, porque a reencarnação é incompatível com a fé da Igreja Católica, ecumenismo, a santificação do domingo, diferença da bíblia católica para outras bíblias, os mandamentos da Igreja…

9- Capítulo VI: A Oração do Católico. Trata-se de um breve compêndio das principais orações de nossa Igreja e seus significados.

Sugiro que, além da obra Sou Católico, você adquira uma Bíblia Católica e um Catecismo da Igreja Católica. São os três livros que todo católico deve ter, ler e praticar.

A você meu abraço, a você minha bênção!

Padre Gutemberg Feitosa

Vice-reitor do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar | Jornalista
*Publicado originalmente no Jornal do Maranhão, impresso da Arquidiocese,  edição 123, de janeiro de 2020.

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Rádio Educadora do Maranhão promove série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de São Luís

Com a intenção de cumprir seu papel social, a Rádio Educadora do Maranhão (560 AM) …

Deixe uma resposta