TSE cancela quase 800 mil títulos de eleitor

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram nesta terça-feira (18), por unanimidade, uma resolução que trata do cancelamento de títulos de eleitor e da regularização da situação dos cidadãos que deixaram de votar nas três últimas eleições realizadas no país.

De acordo com a legislação eleitoral, o eleitor que faltou e não justificou a ausência de voto em três eleições consecutivas pode ter seu título cancelado. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição.

Estão sujeitas ao cancelamento as inscrições atribuídas a todos os eleitores cujo voto é obrigatório. No Brasil, devem comparecer aos pleitos eleitorais os cidadãos alfabetizados com mais de 18 e menos de 70 anos de idade. para os eleitores cujo voto é facultativo ou que sejam portadores de deficiência que torne impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais não são alcançados pela medida.

793.766.00 Este é o número total de títulos de eleitores cancelados em todo o país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Além de falecimento, que responde por mais de 99% dos documentos cancelados, também foram motivos: as sentenças de autoridades judiciárias, perda de direitos políticos, duplicidade e revisão do eleitorado.

Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o índice de cancelamentos poderia ser maior caso o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral não tivesse editado algumas normas sobre o tema, como por exemplo, prorrogar por prazo indeterminado a suspensão do título de eleitor aos eleitores que não compareceram às urnas em 2020.

Os estados que registraram o maior número de cancelamentos foram São Paulo, com mais de 203 mil títulos cancelados; Minas Gerais, ultrapassando o número de 85 mil cancelamentos; e Rio de Janeiro, com mais de 76 mil cancelamentos.

com informações da justiça eleitoral

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos

Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm até …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x