A vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais começa a ser aplicada em São Luís nesta segunda-feira (3). O público a partir de 12 anos com comorbidades também pode tomar a vacina.
Para receber a dose, é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina, e ter um intervalo de pelo menos quatro meses, desde a última dose recebida. Além de apresentar documento oficial com foto e cartão de vacinação.
O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica nesta sexta-feira (31) na qual inclui pessoas com comorbidades nos grupos prioritários de reforço com a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. A decisão está baseada na disponibilidade de doses do imunizante e em recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Para o secretario municipal de Saúde, Joel Nunes, o desenvolvimento de estratégias de vacinação deve ser constante, a fim de facilitar o acesso à imunização.
“É importante termos estratégias precisas tendo em vista que alguns fatores dificultam o acesso à vacina, como a disseminação de fake news. Temos desenvolvido várias medidas como a descentralização dos postos e implantação de pontos em shopping center, mas ainda precisamos avançar. Dessa forma, a ampliação do público da vacinação bivalente para pessoas com 18 anos ou mais é sem dúvidas mais uma estratégia assertiva para ampliarmos nossa cobertura”, afirmou o secretario de saúde, Joel Nunes.