Foto: Matheus Soares

Veja o que abre e o que fecha em São Luís neste sábado (29), feriado de São Pedro

Neste sábado (29), Dia de São Pedro, é feriado na capital maranhense e alguns serviços podem ter alteração no horário de funcionamento. O comércio de São Luís está autorizado a abrir as portas. 

Comércio

O comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) tem autorização para funcionar no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

As lojas de rua, avenidas e centros comerciais podem abrir das 8h às 18h, enquanto os shopping centers podem operar das 10h às 22h. 

Devido ao feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário. Portanto, as empresas que decidirem abrir devem pagar um adicional de 100% sobre o valor da hora normal, além de uma gratificação de R$ 45,00 para os empregados convocados.

A autorização para o funcionamento do comércio na Grande Ilha durante o feriado municipal de São Pedro está fundamentada nas Convenções Coletivas de Trabalho (2023/2024) estabelecidas entre a Fecomércio-MA, os sindicatos empresariais filiados e os sindicatos dos comerciários.

Supermercados

As lojas do supermercado Mateus funcionarão normalmente.

Shoppings

Rio Anil Shopping: lojas, quiosques e a praça de alimentação estarão abertos em horário normal, isto é, das 10h às 22h. A academia estará aberta das 8h às 17h. Conforme o funcionamento do shopping usual para os sábados, a unidade hospitalar, a lotérica e o cartório estarão fechados.

Shopping da Ilha: funcionamento em horário normal.

São Luís Shopping: funcionamento normal, como nos demais dias, das 10h às 22h.

Tropical Shopping: funcionamento em horário normal, das 9h às 21h.

Lotéricas

As casas lotéricas de São Luís estarão fechadas neste feriado de São Pedro.

Órgão públicos estaduais

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou que o feriado municipal de São Pedro, neste sábado (29), não afetará os órgãos públicos estaduais. Por sua vez, as secretarias estaduais da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) também informaram que todos os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente.

Correios

As unidades dos Correios estarão fechadas neste feriado de São Pedro. O atendimento será retomado na segunda-feira (1º).

Equatorial Maranhão

Por causa do feriado municipal de São Pedro, neste sábado (29), as agências de atendimento presencial da Equatorial Maranhão, os agentes credenciados e os postos de coleta do E+ Reciclagem das cidades onde é considerado feriado municipal, não irão funcionar, a exemplo da capital São Luís. Na segunda-feira (1°) todos os pontos retornarão suas atividades normalmente.

Por isso, a Equatorial Maranhão reforça o uso dos outros canais de atendimento, que funcionam 24 horas, inclusive nos feriados e fins de semana, com diversos serviços disponíveis para os clientes: WhatsApp por meio do número (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara por mensagem de texto; pelo aplicativo Equatorial Energia para Android e IOS, e por meio do site www.equatorialenergia.com.br. Se preferir ligar, a Central 116 também atende 24 horas, com ligação gratuita.

Veja os próximos feriados de 2024 no Maranhão:

– 7 de setembro, sábado, Dia da Independência do Brasil, feriado nacional;

– 28 de outubro, segunda-feira, comemoração alusiva ao Dia do Servidor Público, ponto facultativo;

– 15 de novembro, sexta-feira, Proclamação da República, feriado nacional;

– 20 de novembro, quarta-feira, Dia da Consciência Negra, feriado nacional;

– 25 de dezembro, quarta-feira, Natal, feriado nacional.

Próximos feriados municipais de 2024 em São Luís

– 29 de junho, sábado, Dia de São Pedro

– 8 de setembro, domingo, Aniversário de São Luís

– 8 de dezembro, domingo, Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Via Imirante

Sobre Emanuelly Lima

Avatar photo

Verifique também

Juizado da UFMA abre inscrições para casamento comunitário em São Luís

O 5º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, o Juizado …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x