Décima edição do Festival Maranhão na Tela homenageia cineastas brasileiros

Décima edição do Festival Maranhão na Tela homenageia cineastas brasileiros

20841779_1446783455411855_5064509312158906688_n

Por: Marcos Andrey

Maranhão na Tela é um festival de cinema focado no desenvolvimento à produção audiovisual maranhense, e que neste ano está completando o seu 10° aniversário. Em comemoração a sua primeira década de existência, serão feitas homenagens a dez cineastas brasileiros.

    De 16 a 26 de agosto, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, serão oferecidas ações gratuitas de capacitação, assim como produção e intercâmbio de ideias, que irão contribuir efetivamente para a colaboração ao audiovisual local, bem como para a disseminação de uma das mais diversas e ricas culturas que se tem no estado. O evento terá Panorama Doc Brasil, Mostra Maranhão de Cinema, Anim!art, além de oficinas, cursos e Cine Café.

     Natália Maciel, coordenadora de produção, afirma que o evento conseguiu reunir várias pessoas que já passaram pelo festival e também ao logo de toda a sua trajetória. A celebração conta com a presença do cineasta maranhense Joaquim Haickel, que tem 40 anos de história no cinema local.

    A comemoração contará ainda com a participação da escritora Clara Averbuck, que ministrará uma oficina de criação literária e os atores Daniel de Oliveira e Julio Machado. Quem for prestigiar o festival poderá conferir duas obras maranhenses do cinema, como os filmes “Moleque Té Doido” e o lançamento do filme “Jangada’’ de Luís Mário Oliveira, a entrada é gratuita.