xr:d:DAF3bm059J0:14,j:7469633003884219567,t:23122120

Confira a agenda de peregrinação das relíquias de Santa Teresinha em São Luís

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão recebe, nesta segunda (08/04), as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão em peregrinação por 70 cidades do Brasil, desde o dia 13 de janeiro. A primeira concentração e carreata inicia no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, a partir das 16h30.

Esta é a quarta vez que as relíquias de primeiro grau de Santa Terezinha percorrem o país. Na capital maranhense, única cidade que receberá as relíquias em todo o estado, ela ficará exposta para veneração em diversos lugares. “Será um momento de muitas graças sobre nós. Dentro da urna, temos o fêmur e alguns pedaços dos ossos do pé direito e isso retrata o seu desejo de percorrer a Terra e anunciar Cristo a todos os irmãos. Isto é, mais de cem anos após seu nascimento, ela, literalmente, continua percorrendo o mundo e fazendo cair uma chuva de rosas, nos ensinando a confiarmos e nos abandonarmos nos braços de Jesus”, enfatiza Izabel Salgado, da coordenação da peregrinação em São Luís, em entrevista ao programa Roda Viva.

Confira a programação e participe!

8 DE ABRIL (Carreata e Carmelo São José)
15h30 – Concentração no Aeroporto
16h30 – Carreata
19h – Missa no Carmelo
20h – Vigília no Carmelo

9 DE ABRIL (Carmelo São José e Paróquia Santa Teresinha – Filipinho)
5h – Laudes
7h – Santa Missa
9h – Reflexão da Palavra
10h30 – Santa Missa
12h – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – João de Deus
16h – Carreata para a Paróquia Santa Teresinha – Filipinho
19h – Missa de Acolhida
21h – Palestra
22h – Missa dos Devotos
23h30 – Terço Meditado

10 DE ABRIL (Igreja do Carmo – Centro – e Catedral Metropolitana)
00h às 6h Vigília Noturna
6h Exposição Pública
6h30 –  Santa Missa
9h – Concentração para a Carreata
10h – Igreja do Carmo
15h –  Santa Missa
16h – Saída para a Catedral
16h30 – Chegada na Catedral
17h – Santo Terço
17h30 – Santa Missa
19h –  Palestra sobre a vida de Santa Teresinha
20h –  Apresentações de Canções Teresianas e Testemunhos de Graças
21h30 – Momento de Oração

11 DE ABRIL (Paróquia N. S. Conceição – Anil – e Carmelo São José)
7h30 – Santo Terço
8h – Palestra sobre a vida de Santa Teresinha
9h – Missa de Despedida com a entrega das rosas
11h – Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Anil)
17h – Igreja Santa Terezinha (Irmãs Franciscanas de Jesus Crucificado)
20h – Vigília (Carmelo São José)

12 DE ABRIL
7h – Missa de Encerramento

SANTA TERESINHA*

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França), no dia 02 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos e 271 dias. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina).

Com a autorização do Papa Leão XIII, Santa Teresinha do Menino Jesus pôde entrar no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com apenas 15 anos de idade. Ao entrar no Carmelo, dedicou-se a rezar pela conversão das almas e pelos sacerdotes. Porém, trazia em seu coração o grande desejo de ser missionária, queria anunciar o evangelho aos cinco continentes do mundo. Até que descobriu no amor um caminho de perfeição: “no coração da Igreja, serei o amor. Assim, serei tudo, e nada impossibilitará meu sonho de tornar-se realidade” (História de uma alma). Logo após a sua morte, seria colocada como padroeira universal das missões católicas pelo Papa Pio XI.

A infância espiritual

Através do amor, desenvolveu a infância espiritual ou pequena via. Essa consiste na extrema confiança em um Deus que é Pai, o que foi consequência do seu relacionamento com seu pai Luís. Ele levou sua filha a olhar a Deus como um pai bondoso, amoroso e misericordioso. Por isso, Santa Teresinha do Menino Jesus pôde confiar e se lançar sem reservas nos braços d’Aquele que a leva como um elevador através de sua graça. Esse relacionamento filial gerou um transbordar de caridade, generosidade e gratuidade por parte da santa que desembocou na vivência com suas irmãs religiosas.

Páscoa

Em seu leito de morte, com apenas 24 anos, Santa Teresinha do Menino Jesus, disse suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”. Após a sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos que se tornaram mundialmente reconhecidos. Assim realizou a sua promessa de espalhar uma chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. Sua beatificação aconteceu em 1923; e foi canonizada por Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”.

*Com informações da Canção Nova

Sobre Matheus Coimbra

Verifique também

Em São Luís, homem é preso por descumprir medidas protetivas de urgência

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (13), um mandado de …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x