Na manhã desta segunda-feira, 14 de novembro, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, conduziu a última conferência do Simpósio Teológico, no 18º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu até esta terça-feira (15), no Centro de Convenções de Pernambuco. O presidente da CNBB refletiu sobre a temática: “Eucaristia: alimento para a missão”. A exposição de dom Walmor foi no Teatro Guararapes. O presidente da CNBB refletiu a temática de forma mais tematizada e menos acadêmica. Segundo ele, agora é uma hora de a gente tomar a beleza do que a Igreja reflete e guarda no seu coração e no seu tesouro que é rico, porque é um tesouro bimilenar. “Nós precisamos nos deixar tocar. Mais do que alimentar a mente com ideias é importante alimentar 0 coração com 0 sentimento cristão e à luz dos valores do Evangelho”, disse.
Eucaristia: pilar fundamental
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) defendeu a Eucaristia como um pilar fundamental da fé porque é o próprio Cristo que se oferece a nós como alimento. “Ao alimentarmo-nos de Cristo, nós somos chamados a nos transformar Nele, de ser uma presença amorosa Dele na vida de cada pessoa e na vida do mundo”. Para dom Walmor é assim que a missão do discípulo de Jesus se desdobra com uma força que vai além de cada um. “Nós não temos força por nós mesmos. Nossos afazeres e nossos programas não são afazeres e programas nossos, são Dele. Por isso, precisamos fazer com a sua força e na força da sua intimidade. Esse foi exatamente 0 grande ponto que coloquei na reflexão, nessa perspectiva, fazendo-nos capazes de olhar o outro, sobretudo, os pobres e os sofredores”, pontuou.
O Congresso – que tem como tema “Pão em todas as mesas” e o lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, (At 2,46) -, acontece simultaneamente ao Simpósio Teológico que se encerrou nesta segunda-feira (14), e contou com conferências e oficinas. O 18º Congresso Eucarístico Nacional é organizado pela arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB).
Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Site da CNBB)