Casos suspeitos de febre maculosa são descartados no Maranhão

Testes feitos em duas irmãs adolescentes que vivem em Caxias (MA) que, apresentaram sintomas suspeitos, foram descartados, segundo a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).

As duas irmãs haviam apresentado sintomas parecidos com os da doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela, comum em animais silvestres.

Após apresentarem os sintomas, as duas irmãs foram levadas para o Hospital de Doenças Tropicais de Teresina, no Piauí, onde amostras de sangue foram colhidas. Elas haviam sido liberadas para tratamento em casa, já que não haviam sintomas graves.

a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí, não descartou os casos suspeitos

“A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informa que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Piauí, não descartou os casos suspeitos como informado no JMTV1. O CIEVS tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população. Ou seja, compete a ele a confirmação ou descarte de casos dessa natureza.”

A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada do carrapato infectado com a bactéria do gênero Rickettsia. A transmissão acontece quando o animal infectado fica aderido ao corpo da pessoa ou também pela penetração das bactérias em lesões de pele, através do esmagamento do carrapato.

No Brasil, o principal vetor da febre maculosa é o carrapato-estrela, que é encontrado especialmente em capivaras.

Duas espécies da bactéria estão associadas aos quadros clínicos da doença:

– Rickettsia rickettsii, que leva ao quadro de Febre Maculosa Brasileira (FMB) considerada a doença grave, registrada no norte do estado do Paraná e nos Estados da Região Sudeste;
– Rickettsia parkeri, que tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará), produzindo quadros clínicos menos graves

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Ministério Público e TJ debate medidas em defesa das mulheres

O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, se reuniu, na manhã desta segunda-feira, 15, com …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x