Dom Esmeraldo visita Timor Leste representando a CNBB

Dom Esmeraldo visita Timor Leste representando a CNBB

Foto: Arquidiocese de São Luís

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, estará em viagem nesta semana ao Timor-Leste representando a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Em sua visita ao país localizado no Sudeste Asiático, Dom Esmeraldo deverá conhecer as três dioceses existentes no país e perceber os resultados e a necessidade da presença da CNBB no Timor.

O país Timor-Leste, que após a guerra ficou devastado, há mais de 15 anos a CNBB fez um projeto para o envio de padres, religiosos (as) e professores para a manutenção de seminários e paróquias fazendo valer a proposta do Ano do Laicato: ter uma igreja em saída. “Com isso, esta proposta valorizará os futuros padres a terem sua formação e especialização sem a necessidade do envio de professores estrangeiros. A CNBB em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – Paraná), quer dar este apoio ao país e fazer com que os padres possam assumir esta formação”, relatou Dom Esmeraldo.

O bispo ainda enfatiza a necessidade fraternal entre a igreja do Brasil e de Timor, a relação e o vínculo que deve existir entre essas duas realidades sociais. A visita de Dom Esmeraldo servirá como ponte entre a CNBB e o país proporcionando assim um relacionamento positivo atendendo aos anseios daquela região e das três dioceses existentes no Timor-Leste.