Mutirão de cirurgia de lábio leporino restaura dignidade de crianças e adultos

Crianças que aguardavam na fila de espera para cirurgia de fissura de labiopalatina poderão realizar o procedimento no Hospital Infantil Dr Juvêncio Mattos, em São Luís. A ação faz parte do mutirão de cirurgias da unidade.

Da cidade de São Benedito do Rio Preto, a lavradora Geisa Batista Dutra é mãe do pequeno Nicolas Silva, de 4 anos, e tem esperança que o procedimento transforme a vida do menino. “Essa cirurgia vai mudar a vida do meu filho. Agora ele vai começar a estudar e ser aceito, tanto na escola quanto na sociedade, como qualquer outra criança, pois muita gente ainda tem preconceito”, contou.

Para Luciane de Sousa, a cirurgia vai mudar completamente a vida e o futuro de Kaik de Sousa, de 8 anos. A criança abandonou a escola após sofrer bullying dos colegas na cidade de Presidente Vargas. “Ele finalmente vai conseguir voltar para a escola, pois ele deixou de ir porque as outras crianças ficavam ‘mangando’ dele. Ele agora também terá mais qualidade de vida e se alimentará melhor”, disse.

O deputado Carlos Lula, autor da emenda que possibilitou o mutirão, destacou que o objetivo da ação é restaurar a vida dos maranhenses que vivem, muitas vezes, em isolamento devido à má-formação congênita. “Quando destinamos emendas para a realização de um mutirão de cirurgias de fissura labiopalatina, mais conhecida como lábio leporino, estamos restaurando a dignidade de crianças que deixam de estudar e adultos que não têm vida social. Para que eles possam ver de novo um sorriso e se reconheçam”, disse.

A diretora da ONG Céu da Boca, Ingrid Consolaro, lembrou que a participação do deputado Carlos Lula já vem desde quando ele era secretário de Saúde, ajudando na expansão do serviço para o Hospital Dr. Carlos Macieira para tratar os adultos. “De lá para cá, ele sempre esteve presente. Inclusive esse segundo mutirão nesse ano só conseguimos devido emenda parlamentar dele, que, em parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto Aqcua, Associação Céu da Boca e Smile Train. A fila diminuirá para 90 pacientes, já estivemos com mais de 200”, destacou.

Dignidade

Além da expansão do serviço para o Hospital Dr. Carlos Macieira, em 2017, durante a gestão como secretário Estado da Saúde, Carlos Lula garantiu ao Maranhão autonomia para realizar as cirurgias de lábio leporino e fenda palatina. Antes, os pacientes eram enviados para outros estados para serem submetidos ao procedimento.

“Eu fico muito feliz de poder ajudar como deputado a destinar recursos para conseguirmos realizar ainda mais cirurgias aqui no Maranhão. Hoje com crianças, amanhã com adultos, porém, em todos os casos, restaurando dignidade, servindo à saúde pública do Maranhão e cuidando das pessoas”, ressaltou Carlos Lula.

O mutirão de cirurgias de fissura labiopalatina vai alcançar o público adulto, nesta terça-feira (19). Devido à complexidade dos casos em decorrência da idade avançada, os procedimentos serão realizados no Hospital Dr. Carlos Macieira.

Sobre Matheus Coimbra

Verifique também

Professores da Universidade Federal decretam, greve por tempo indeterminado

Professores e servidores públicos entram em greve nacional nas universidades federais, institutos federais e centros …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x