Foto: Reprodução

Paquetá inicia vacinação em massa contra covid-19

A população adulta da ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, participou neste último domingo (20) da vacinação em massa contra a covid-19. A ação faz parte do projeto Paquetá Vacinada realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que tem o objetivo de avaliar os efeitos da imunização em larga escala. Paquetá foi escolhida para esse estudo por ter uma série de características, como o fato de ser uma ilha com uma única entrada e saída pela Baía de Guanabara. A presidente da Fiocruz Nísia Trindade destacou a importância da pesquisa no combate à doença.

O secretário municipal de saúde Daniel Soranz destacou o número de 500 mil vidas perdidas para o coronavirus. Ele agradeceu a participação dos moradores de Paquetá. O ministro da Saúde Marcelo Queiroga participou do início da imunização na ilha e inclusive vacinou uma moradora. Ele reforçou que o governo vai vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos até o fim do ano. Ele lamentou, também, as mortes pela covid-19 e as pessoas que ainda sofrem com as consequências da doença. Queiroga ressaltou que o problema é global e que o Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o Programa de Imunização, são fundamentais para o combate ao vírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Paquetá tem uma população de 4.180 moradores dos quais 3.530 são maiores de 18 anos cadastrados na estratégia Saúde da Família. Um evento-teste em Paquetá está sendo planejado e deverá ocorrer em meados de setembro, 14 dias após todos os moradores adultos da Ilha terem tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19. Todos eles estarão sendo monitorados antes e depois do evento.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começa, nesta segunda-feira (27), a Campanha Nacional de …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x