A Casa Civil divulgou nesse sábado um balanço positivo dos 900 dias de governo Bolsonaro. A nota destaca ações de combate à pandemia, como o envio de 110 milhões de doses de vacina e de 500 mil metros cúbicos de oxigênio a estados e municípios. Também ressalta a vacinação de mais de 70% da população indígena. Sobre o auxílio emergencial de aprovado para 2021, com valores de no máximo 375 reais, o governo informou o atendimento a mais de 39 milhões de famílias afetadas nesse período de emergência sanitária. O governo celebrou também neste período a marca de 53 mil refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados em três anos, num trabalho realizado pela Operação Acolhida.
Na parte econômica, a nota dá destaque a medidas aprovadas como a nova Lei do Gás, a redução em 10% do Imposto de Importação de bens de capital, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e os mais de 500 mil acordos firmados pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, em que há redução de salários ou suspensão de contratos de trabalho por causa da pandemia.
Em relação às ações de infraestrutura, a Casa Civil lembrou da inauguração de obras como a ponte que liga o estado do Acre a Rondônia, garantindo também acesso facilitado aos portos do Pacífico, e ainda a ponte sobre o rio Parnaíba, entre Piauí e Maranhão. Outro destaque foram as concessões de 22 aeroportos que, segundo a Casa Civil, renderam mais de 6 bilhões em investimentos e uma arrecadação total em outorgas de 3,3 bilhões.
Outras ações em áreas como turismo, entregas de cestas pelo programa Pátria Voluntária, e o combate a ilícitos ambientais pela Operação Verde Brasil 2 também ganharam destaque.
Fonte: Agência Brasil