A falta de empatia nas relações sociais no Brasil é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Inep) aplicado hoje (23), estudantes que tiveram as provas canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19)e aqueles que pediram para participar da reaplicação do exame porque foram prejudicados na aplicação regular, devido a problemas estruturais no dia da aplicação da prova, e para os candidatos privados de liberdade.
O tema foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta tarde, após o início das provas.
A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Além disso, é necessário defender a opinião colocada na construção textual, com o objetivo de convencer o leitor com base em argumentos. A redação deve ter, no máximo, 30 linhas e o texto deverá ser desenvolvido a partir da situação-problema apresentada e dos subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
Cada redação é corrigida por pelo menos dois corretores. As notas variam de zero a mil. Além da prova de redação, os estudantes fizeram hoje as provas objetivas de linguagens e ciências humanas. A aplicação segue amanhã (24), quando os participantes resolvem as questões de matemática e ciências da natureza.
O Enem 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Agora, é aplicado o chamado Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade).
Também hoje as provas serão reaplicadas aos candidatos do Enem regular, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
fonte: Agência Brasil