Sebrae realiza diagnóstico para impulsionar startups de impacto socioambiental

Até o dia 22 de dezembro, o Sebrae está promovendo o Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental, uma iniciativa voltada para apoiar empreendimentos dedicados a enfrentar desafios socioambientais e a ampliar seu impacto positivo. O projeto visa integrar os ecossistemas de inovação e de impacto socioambiental, fortalecendo o compromisso com o movimento ESG (Ambiental, Social e de Governança) e a adesão ao Pacto Global, assim como aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por meio deste projeto, o Sebrae destaca a importância da inovação social como uma ferramenta capaz de transformar realidades, criando modelos de negócios escaláveis que atendam tanto às demandas socioambientais quanto à lucratividade, alinhando-se com as expectativas da sociedade, grandes corporações e governos.

Danielle Abreu, coordenadora estadual de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae Maranhão, enfatiza que esta é a primeira vez que o Sebrae realiza um diagnóstico focado exclusivamente em startups de impacto socioambiental. “O objetivo é compreender e apoiar empreendedores visionários que transformam desafios socioambientais em modelos de negócios escaláveis”, explica a coordenadora.

As startups de impacto socioambiental são empresas comprometidas com a sustentabilidade, gerando impacto positivo na sociedade e no meio ambiente enquanto buscam a criação de negócios escaláveis e lucrativos. Ao contrário das startups convencionais, esses empreendimentos buscam não apenas o retorno financeiro, mas também o retorno social e ambiental, distribuindo riqueza em várias dimensões.

Para serem consideradas startups de impacto, essas empresas precisam cumprir critérios específicos, como a intenção de resolver problemas sociais e/ou ambientais, ter como atividade principal a solução desses problemas,
operar com base na lógica de mercado, gerar receita por meio da venda de produtos e/ou serviços próprios, ter potencial de escalabilidade e comprometer-se com o monitoramento do impacto gerado, demonstrando potencial de escala.

O Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental está aberto para startups brasileiras formalizadas (MEI, ME, EPP, Inova Simples) que atendam aos critérios mencionados acima. Os interessados podem participar respondendo ao diagnóstico até 22 de dezembro, após se cadastrarem na plataforma Sebrae Startups.

Para mais informações sobre como participar desta iniciativa única e contribuir para impulsionar startups de impacto socioambiental, acesse o link: https://programas.sebraestartups.com.br/.

*Com informações de Assessoria.

Sobre Matheus Coimbra

Verifique também

Semana do Cinema: Ingressos por R$ 12; Confira a Data de Início

Nesta última semana de fevereiro, pelo terceiro ano consecutivo, chega a tão aguardada Semana do …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x