No próximo sábado, 24 de abril, será realizado o seminário do Dia Estadual de Enfrentamento às Drogas com o tema “O que o estado, os municípios e a sociedade precisam saber?“. Seguindo o modelo do ano passado, o evento será de forma remota, com início às 8hr, sendo transmitido pela plataforma Youtube no canal do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas no Maranhão.
Na manhã desta quinta-feira, 22, o diácono Rogério Napoleão participou do bloco de entrevistas do programa Roda Viva e falou sobre o evento. Durante a conversa, o diácono salientou a importância da discussão desse tema. “Hoje, a preocupação de toda humanidade é com a pandemia do novo coronavírus, e estamos deixando de lado outras questões, que também são importantes, como é o caso das drogas”, comentou Napoleão.
O diácono também enfatizou a relevância da prevenção. “Já tem projeto de liberação de drogas na Câmara Federal, por isso temos que reforçar a prevenção para que quando a droga chegar a crianças, jovens e adultos a resposta seja: não”, afirmou.
A respeito da atuação da Pastoral da Sobriedade, que é representada no Maranhão pelo Rogério Napoleão, foi destacado os 5 eixos com os quais são trabalhados: prevenção, para os que nunca usaram drogas; intervenção, para os que já tiveram um contato inicial; recuperação, para os que já desenvolveram o vício; reinserção, para as pessoas recuperadas voltarem as suas atividades; e, por fim, a atuação política com participação em fóruns a respeito do enfrentamento às drogas.
Outro ponto destacado pelo diácono foi o poder da fé como auxílio na fase da recuperação. “Há pais que dizem: ‘meu filho não tem mais jeito’, mas não podemos ter esse pensamento, pois para Deus nada é impossível. Temos que acreditar e por isso vamos trabalhar sobre a espiritualidade na prevenção durante o seminário”, frisou Napoleão.
Para os que participarem do evento, será concedido um certificado. No entanto, para ter direito à certificação, é necessário se inscrever no canal do Conselho. Estará presente no evento, também, o governador Flavio Dino, assim como outros representantes de Conselhos e Secretarias.
Fonte: Agência Educadora / Matéria: Dankelvis Soeiro