quinta-feira , 13 maio 2021

Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobrás renuncia a cargo

Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão ConteúdoImagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Junior renunciou no último domingo, 24 a presidência do Grupo. Segundo a nota divulgada a saída se deve a motivos pessoais, informou ainda que permanecerá no cargo apenas para uma transição de maneira organizada para o próximo gestor, até 05 de março.

A Eletrobrás é uma “holding”, uma empresa que possui como atividade principal, a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas, que neste caso atuam com transmissão de distribuição de energia elétrica 

Ferreira Junior foi nomeado para o cargo pelo ex-presidente Michel Temer e assumiu em 2016 ficando 5 anos no cargo, durante sua gestão o executivo defendeu a privatização da empresa, ideia apoiada por Temer e atualmente por Bolsonaro. Em 2020 Wilson confirmou a privatização, mas o processo está parado no congresso desde o ano de 2019, e não há nenhum de movimentação que indique será votado em breve.

Confira na integra a nota da empresa :

“Centrais Elétricas Brasileiras S/A (‘Companhia’ ou ‘Eletrobras’) (B3: ELET3, ELET5 & ELET6; NYSE: EBR & EBR.B; LATIBEX: XELT.O & XELT.B) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, Wilson Ferreira Junior, atual Presidente da Companhia e membro do Conselho de Administração, renunciou ao cargo de Presidente da Companhia, por motivos pessoais.

Wilson permanecerá no referido cargo de Presidente até o dia 5 de março de 2021, permitindo a adequada transição para seu sucessor, ainda a ser indicado.

A Companhia aproveita o ensejo para agradecer ao Wilson por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato de cerca de 4,5 anos. Sob sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias, com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance, padronizou estatutos sociais e alçadas de aprovação das Empresas Eletrobras e resolveu contenciosos importantes nos Estados Unidos decorrentes de reflexos da Operação Lava Jato, dentre outras realizações relevantes.

Em razão do objeto deste Fato Relevante, a Companhia convida a todos investidores para uma teleconferência às 15h de amanhã (segunda-feira), dia 25 de janeiro, com a participação do Wilson. As informações para a conexão são apresentadas abaixo:

15:00 (Horário de Brasília)

1:00 p.m. (USA Eastern time)

Sobre Valeria Baldez

Verifique também

Bombeiros retomam nesta quarta, 12, buscas por desaparecidos da tragédia de Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou a retomada das buscas por desaparecidos da …

Deixe uma resposta