Em alusão a campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, mulheres de 150 aldeias indígenas do Maranhão receberão serviços de saúde até a quinta-feira (26).
A ação, que tem como parceiros o Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (Dsei-MA) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), faz parte das atividades do Outubro Rosa e será realizada na Aldeia Castanhal, e também na sede do município de Barra do Corda. A unidade móvel estará disponível para atendimento nos dias 23 a 26 de outubro.
A programação inclui diversos serviços de saúde, como exames de mamografia, preventivo, ultrassonografia, aferição de pressão arterial, glicemia, além de atendimento de clínica geral, obstetrícia e ginecologia. Serão priorizadas as mulheres indígenas das aldeias de Jenipapo dos Vieiras, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Barra do Corda e Fernando Falcão.
Nesta terça-feira (24) o atendimento será destinado à população indígena de Jenipapo dos Vieiras, seguido pelos municípios de Grajaú e Itaipava do Grajaú na quarta (25). Encerrando a programação, na quinta-feira (26), a unidade móvel estará disponível para atendimento à população indígena de Barra do Corda e Fernando Falcão, na Clínica da Mulher, na Praça Maranhão Sobrinho, em Barra do Corda.
Confira a programação:
- Terça-feira (24) – Atendimento à população indígena de Jenipapo dos Vieiras (Aldeia Castanhal – BR 226);
- Quarta-feira (25) – Atendimento à população indígena dos municípios de Grajaú e Itaipava do Grajaú (Aldeia Castanhal – BR 226);
- Quinta-feira (26) – Atendimento à população indígena de Barra do Corda e Fernando Falcão (Clínica da Mulher, na Praça Maranhão Sobrinho, em Barra do Corda).